DÚVIDAS FREQUENTES

R – É possível ingressar no Exército Brasileiro das seguintes formas:

a. Como soldado, aluno do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), aluno do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) ou atirador em Tiro de Guerra pelo alistamento militar obrigatório na Junta de Serviço Militar no primeiro semestre do ano em que o cidadão completar 18 anos (somente para os homens);
b. Como militar de carreira por concursos de âmbito nacional; e
c. Como militar temporário por concurso de âmbito regional.

R – Para se tornar Sargento ou Oficial de carreira do Exército Brasileiro (EB) há necessidade de ser aprovado em concurso público de âmbito nacional, de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade.

3. Como faço para ser Oficial de carreira do Exército Brasileiro?

R –  Há necessidade de ser aprovado em concurso público de âmbito nacional, de acordo com a faixa etária e nível de escolaridade, para as seguintes escolas militares:

a. Escola Preparatória de Cadetes do Exército (www.espcex.ensino.eb.br) é a porta de entrada da Academia Militar das Agulhas Negras (www.aman.ensino.eb.br) – para quem está cursando ou já possui o 3º ano do ensino médio, somente para homens. Verificar o edital do concurso na página da escola.
b. Instituto Militar de Engenharia (www.ime.eb.br) é destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia, para homens e mulheres. Verificar o edital do concurso na página do instituto.
c. A Escola de Formação Complementar do Exército (www.esfcex.ensino.eb.br) oferece vagas para homens e mulheres que tenham concluído o ensino superior nas áreas de interesse do concurso. Verificar o edital do concurso na página da escola.
d. A Escola de Saúde do Exército (www.essex.ensino.eb.br) é o estabelecimento de ensino responsável pela formação dos oficiais do Quadro Médico do Serviço de Saúde, para ambos os sexos. Essa escola oferece somente o Curso de Formação de Oficiais para médicos, farmacêuticos e dentistas. Verificar o edital do concurso na página da escola.

Existem duas formas de ingresso da mulher na Marinha do Brasil: por Concurso Público, para quem deseja estabilidade na carreira, e através de processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV), com vínculo temporário renovado anualmente podendo chegar a oito anos.

A mulher militar de carreira concorre à progressão hierárquica em absoluta igualdade de condições com os homens.

1) Por concurso público – estabilidade na carreira

a) Nível médio
Escola Naval 
Sargento Músico do Corpo de Fuzileiros Navais

b) Nível médio/técnico
Corpo Auxiliar de Praças (CAP)

c) Nível superior
Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM)
Corpo de Saúde da Marinha (CSM – MédicosCirurgiões-Dentistas e Apoio à Saúde)
Quadro Técnico (QT)
Quadro Complementar de Oficiais Intendentes (QC-IM) 
Quadro de Capelães Navais

2) Por processo seletivo do Serviço Militar Voluntário – vínculo temporário

a) Níveis fundamental com Curso de Formação Inicial Continuada (C-FIC) e médio/técnico
Corpo de Praças da Reserva da Marinha (CPRM)

b) Nível superior
Corpo de Oficiais da Reserva da Marinha (CORM) dos quadros referentes às profissões, tais como Quadro de Engenheiros, de Médicos e Veterinários, Dentistas, Apoio à Saúde, Quadro Técnico (QT) e Técnico-Magistério.

Não. A Marinha do Brasil (de guerra) tem como missão preparar e aplicar o Poder Naval, a fim de contribuir com a defesa da pátria, sendo composta de militares concursados e que fazem parte da reserva remunerada.
Já a Marinha Mercante é composta por civis que fazem parte da reserva naval (não remunerada), podendo ser também convocados em caso de guerra.

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. O período de alistamento, segundo o Ministério da Defesa, inicia-se no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de abril. Quando o rapaz completa 18 anos, deve se alistar na Junta de Serviço Militar mais perto de sua casa. A opção pela Força Armada é feita durante a seleção, porém, não necessariamente implica no atendimento. Para mais informações, acesse o site do Exército Brasileiro: www.eb.mil.br.

Como em qualquer Força Armada no mundo, existem critérios específicos para o ingresso na FAB, que são avaliados por meio da inspeção de saúde, do exame de aptidão psicológica e do teste de avaliação do condicionamento físico. Os requisitos para admissão podem ser conferidos na – Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica. Além dos requisitos, ela estabelece causas de incapacidade, normas e rotinas para a execução das Inspeções de Saúde pelas Juntas de Saúde do Sistema de Saúde da Aeronáutica.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ABAIXO:

Aguarde...